26 janeiro 2007

Olá pessoal!!!!!
Aqui estamos nós, rondonistas da UCB em Carolina, no Maranhão. Eu, Amparo, Tatiana, Alex, Viviane, Maryanne, Gilson e Alex. Junto a nós, o pessoal da UFJF.
Ontem e hoje foram dias particularmente legais, interessantes, mas extremamente cansativos e trabalhosos: fomos ontem para um bairro da cidade e hoje para um distrito. Ambos habitados por pessoas muito humildes, com sérias dificuldades financeiras, sérios problemas sociais.
Ontem estivemos no bairro do Cibrazem. O dia inteiro, das 08:00 da manhã às 21:30h. Pudemos observar casas de pau-a-pique (aquelas que os barbeiros adoram...), muitas crianças com diarréia (consequência óbvia da falta de saneamento básico), muitas adolescentes grávidas ou já mães de família... relatos de uso de drogas entre os adolescentes, álcool, prostituição etc, etc e etc... o legal foi que conseguimos realizar uma série de oficinas, mini-cursos, conversas... Até à cadeia local nós fomos e ministramos uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. Os detentos foram muito respeitosos e interessados. No finalzinho do dia colocamos um filme para passar, foi projetado em um telão, ao ar livre, um monte de crianças e adultos e senhores e senhoras idosos assistiram. Muita gente que nunca tinha ido ao cinema. Foi lindo, quase morri de chorar! Vontade de consertar tudo, de não deixar ninguém sofrer, vontade de ter uma varinha mágica que transformasse aquelas vidas nas nossas vidas cor-de -rosa, com comida na mesa todos os dias, água encanada, escola, esgoto, divertimento...essas coisas que de tão básicas nem sentimos mais o quanto são necessárias... O pior é saber que a nossa contribuição é tão pequena, um quase nada... Mas tentamos levar ao menos informações e um abraço, um aperto de mãos, um ouvido atento, um olho no olho... Hoje estivemos no "Canto Grande", um distrito de Carolina, igualmente carente, embora um pouco mais estruturado. Lá eles reinvindicam saneamento e eletricidade. Em ambas ações tentamos fomentar a noção de associativismo. Falamos muito sobre direitos humanos e cidadania. Vou pedir à Tati para colocar umas fotos, eu não sei como fazer isso.
Amanhã estaremos no Brejinho, outra comunidade carente. O programa da tarde será conhecer um trecho do rio Tocantins, de barco.
Beijos a todos,
Cláudia.
PS: apesar disso tudo, pudemos observar que a prefeitura da cidade tem sido muito bacana, nos levando aos lugares "problemáticos" e nos deixando "livres", sem "blindagens" para fazermos perguntas, trabalharmos, enfim... pareceu-me, particularmente, que eles sabem dos problemas e querem nossa ajuda para apontarmos possíveis soluções. Por enquanto essa é a minha impressão...

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa muito interessante a jornada de vcs!!!
Realmente isso é um trabalho q meche muito com a emoção da gente,
pq o q tem de gente nesse mundo precisando de ajuda não é brincadeira não!!!!
Como vc mesma disse...tem gente q nunca nem tinha assistido a um cinema!!!

Por isso eu acho muito legal o q vcs estão fazendo
q é transmitir a esse povo humilde a importância de usar camisinha q foi a palestra de meu irmão..a importância da higiene bocal q foi a palestra de ana lucia,
enfim de mostrar a eles
os perigos e os cuidados q devem ter com sua saúde!!!
Eu acho q o trabalho de vcs esta sendo muito valioso para eles!!!
assim como esta sendo para vcs mesmos
afinal é uma esperiência de vida ne verdade!!!

Mais i ae me contem como foi a apresentação do Alex Renner???
estou doida para saber!!!!

Fábio disse...

Olá rondonistas de ina ina ina Carolina, que linda mensagem! Claúdia fez poesia, conseguiu expressar o que sentimos quando caminhamos pelo mapa do Brasil e nos deparamos com a dura realidade da maior parte de nosso povo. Mas ficamos felizes em saber que podemos contribuir, mesmo com pouco, e principalmente em ter a oportunidade de nos comprometer em lutar para mudar essa triste realidade. Beijão a todos vocês, Carla e Fabiana.