27 janeiro 2007

Primeiro dia de trabalho com a comunidade...


Como mencionamos anteriormente, as primeiras atividades foram realizadas no Assentamento Santa Maria. Foi disponibilizada a escola do local para a realização das mesmas. A escola possui duas salas de aula, um banheiro que não estava funcionando e uma cantina, também desativada. A escola estava em péssimas condições de conservação. O responsável nos disse que em breve (antes do início das aulas) ela passará por uma reforma.

Fomos muito bem recebidos pela comunidade. Muitos participaram das atividades que iniciaram às 8 h e terminaram às 16:30 h, pois apesar de não ser tão distante, a estrada é ruim e demoramos cerca de 1:30 h para o deslocamento. Levamos o almoço. Após uma dinâmica de quebra gelo entre todos, dividimos os grupos dos homens, mulheres, crianças, para iniciar os trabalhos.

Na foto acima, Renato e Mário jogam bola com as crianças enquanto seus pais participam das atividades. Durante a manhã, as mulheres participaram da oficina sobre Planejamento Familiar (PF) e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Foi uma conversa aberta, franca, inclusive com direito a um pedido especial: que nós repetíssemos as informações para os maridos e namorados; e os homens participaram da oficina sobre Técnicas Agrícolas e Saneamento Básico. À tarde, as mulheres participaram de uma conversa sobre Higiene e Manipulação dos Alimentos e Alimentação Alternativa, Doenças Endêmicas (DEs); e os homens, atendendo ao pedido mencionado acima, participaram da oficina sobre PF e DSTs e DEs. Às crianças foi um apresentado um teatro de fantoches para discutir a importância da preservação ambiental, e da leitura. Em seguida foi realizada uma roda de leitura e uma campanha sobre higiene bucal. Voltamos felizes pelo trabalho realizado, porém exaustos.

Nenhum comentário: